Nesta última terça-feira o jornal The New York Times publicou uma matéria sobre um misterioso álbum com registros inéditos da 2ª Guerra Mundial - com imagens de Hitler e também dos campos de concentração.
O fotógrafo, muito talentoso, mostra em suas imagens a proximidade com o líder nazista - Adolf Hitler - além dos campos de concentração localizados na Bielorrúsia. A identidade do fotógrafo ainda não é sabida, assim como a do proprietário do álbum, que preferiu se manter no anonimato.
A qualidade das fotografias é o que mais chama atenção nessa descoberta. Segundo a diretora da coleção de fotografias do Museu do Holocausto dos Estados Unidos, Judith Cohen, o profissionalismo do fotógrafo pode cogitar a ideia do mesmo pertencer ao comitê de propaganda do Partido Nazista.
O proprietário do álbum disse ao jornal nova-iorquino que "sabia que tinha um pedaço de História", mas que tinha medo do documento cair em mãos erradas. Disse ele ainda que só está querendo vender agora porque sua situação financeira é crítica.
Independente de ser vendido ou não é possível notar nas fotografias, disponíveis no blog LENZ do The New York Times, características de um grande fotógrafo que, mesmo sem a tecnologia das câmeras de hoje, produziu fotos excelentes no ponto de vista conceitual e estético. Material este que contribuirá com o avivamento da história de uma das mais polêmicas guerras.
Este ser misterioso que produziu estas fotos é o "Fotógrafo Destaque" do mês de junho neste blog, mas creio que ele seja o "Fotógrafo Destaque" dos últimos 70 anos da história mundial.
A matéria na íntegra, você pode ler aqui.




0 comentários:
Postar um comentário