domingo, 18 de dezembro de 2011

divagarte

acho lindo demais uma coisa que vocês, profissionais ou não que curtem fotografias, sempre dizem sobre uma ou outra foto: essa imagem precisa de tratamento.

talvez por já ter passado por diferentes tipos de tratamento de saúde, sempre acho engraçado ouvir isso. claro que eu entendo que o "tratar" que vocês dizem é sobre arrumar a iluminação ou outro whatever qualquer que eu, como boa leiga que sou, jamais notaria a diferença. mas enfim, eu sempre imagino uma imagem doente. uma imagem com um problema que não se resolverá sozinho. uma imagem que precisa de ajuda.

e se você pensa numa foto como uma pessoa, aí você apenas imagina que isso talvez não seja um problema. ela é espontânea, esse é o jeito dela de ser, não significa que ela tenha um problema e precisa de ajuda, ela apenas é assim. ela consegue lidar com a existência dela numa boa. você é quem se incomoda com o jeito da pessoa. talvez seu coleguinha aí do lado ache essa pessoa normal, mas você com toda sua personalidade e seu conhecimento, vai forçar uma ajuda e um aconselhamento e tudo mais que de repente, pense nisso, a pessoa não precisa.

não estou divagando, ainda estou falando da foto. ah, é que fotografia é arte, né, e pessoas não são arte. mas olha só, tudo depende do ponto de vista, tem gente que faz aquele negócio, arte performática. o corpo é a expressão da arte e agora sim estou divagando.

imagina a foto chegando no consultório e dizendo "doutor, não estou me sentindo bem", mas o que você tem, "ah, doutor, tô sentindo uma falta de expressividade, sabe, não consigo focar, tudo parece sem sentido, sem nitidez, sem brilho" ah, é só isso, você apenas precisa de um tratamento.

e a foto sai do laboratório onde são feitos vários exames pra determinarem a possibilidade de um tratamento que a transforme numa imagem melhor. e o resultado é positivo.

o problema das imagens que a gente acha que precisa de tratamento, assim como das pessoas, é que cada um enxerga de um jeito. não dá pra agradar todo mundo. e aí que, mesmo depois de tratadas, quem criou pode estar super satisfeito com o tratamento, mas sempre vai ter um outro pra achar qualquer defeito na imagem. ou nas pessoas.

se eu soubesse tratar imagens, eu colocaria mais cor. cores deixa absolutamente tudo mais divertido, e eu acredito que não existe melhor tratamento, pra fotos e pra pessoas, do que uma boa dose de diversão.

divaguei?

0 comentários:

Postar um comentário